Aprendendo Amigurumi – Primeira parte: Materiais

Olá, hoje vou falar brevemente de alguns materiais necessários para se fazer amigurumis. Então, se você está começando agora e não faz ideia do que é necessário, este post é para você :) No entanto, você não precisa comprar todos os itens que eu apresentar aqui. Geralmente as receitas indicam quais são os materiais necessários para fazer o amigurumi, assim é melhor que você compre apenas o necessário para fazer a receita desejada.

 

1. Agulha de Crochê

A agulha de crochê é facilmente identificável. Ela possui em uma de suas pontas um gancho, que é usado para puxar a linha através das alças e assim fazer os pontos do crochê. Há vários tamanhos de agulhas e também há uma grande variedade de materiais, como alumínio, bamboo, plástico e outros.

crochet

A agulha que você encontra com mais facilidade é a de alumínio com o cabo fininho, que funciona muito bem e  inclusive foi o primeiro tipo de agulha que utilizei. No entanto, também há outros tipos de agulha como a feita toda de bamboo, que é mais leve que outras, o que ajuda a crochetar por mais tempo sem cansar, e, ademais, vários professores afirmam que essa seria melhor para os iniciantes, porque a linha não ficaria escorregando tão facilmente nela. Há também as agulhas com o cabo mais grosso, seja de plástico, bamboo ou resina. Estas agulhas possuem um cabo mais grosso justamente para acomodar melhor a mão e evitar lesões nos tendões. Hoje em dia prefiro utilizar este tipo, pois elas realmente me ajudam a evitar ou diminuir as lesões.

A receita do amigurumi que você estiver fazendo irá indicar qual o tamanho de agulha que você deve utilizar, geralmente os tamanhos mais usados são 4mm e 2mm. O tamanho irá variar de acordo com a espessura da linha e também do tamanho que você deseja que o ponto tenha. Para fazer um trabalho maior com uma mesma receita, utiliza-se uma linha mais grossa e uma agulha adequada para essa linha, podendo variar um pouco o tamanho da agulha a depender se você deseja que o ponto fique mais aberto ou fechado.

Eu recomendo que você tenha alguns dos tamanhos mais usados, como a 4mm e a 2mm. Para quem desejar é possível comprar estojos de crochê com várias agulhas. Eu tenho esses dois:

 agulha-amour-clover

Aqui há uma tabela com o tamanho das agulhas:

Tamanho da agulha em milímetros

Tamanho da agulha de tricô em números

Tamanho da agulha de crochê em letras (geralmente muito utilizado nos EUA)

Tamanho da agulha de crochê em números

2.25 mm

1

B

1

2.75 mm

2

C

2

3.25 mm

3

D

3

3.5 mm

4

E

4

3.75 mm

5

F

5

4 mm

6

G

6

4.5 mm

7

7

5 mm

8

H

8

5.5 mm

9

I

9

6 mm

10

J

10

6.5 mm

10.5

K

10.5

8 mm

11

L

11

9 mm

13

M/N

13

10 mm

15

N/P

15

12.75 mm

17

15 mm

19

P/Q

16 mm

Q

19 mm

35

S

25 mm

50

Fonte: Wikipedia

2. Linhas e lãs

Há vários tipos de linhas e de lãs, que variam tanto quanto a espessura quanto ao material. Algumas são feitas de fibra animal, outras de fibra sintética, há as que misturam os dois tipos, há as que são de algodão, entre outras. O material irá influenciar a textura e o peso da linha/lã. Já a espessura da linha irá influenciar no peso e tamanho do seu trabalho.

Normalmente, o que se utiliza nos trabalhos de crochê são linhas, que são mais finas do que a lã, como a linha Anne, Camila, Clea, entre outras.

 

yarn

Para amigurumis, geralmente é mais comum  usar uma linha mais grossa do que essas, podendo ser tanto acrílica, como 100% algodão. Eu comecei utilizando as lãs acrílicas, como a D’ primera, Pingouin Família, Molet, entre outras, mas hoje em dia tenho preferido utilizar linhas 100% algodão, como a Barroco. Se você for fazer um amigurumi pequeno ou mais delicado ou que precise de mais detalhes, o melhor é usar uma linha mais fina, como a Anne.

 

Bom, há diversos tipos de linhas e lãs, cada uma com suas peculiaridades. A linha de algodão é bem mais pesada do que a lã acrílica, há linhas que possuem textura para ajudar a fazer, por exemplo, o pelo de um animal. Na receita geralmente irá dizer o tipo de linha que foi utilizado.

 

3. Tesoura

Utilizada para cortar a linha, quando você acaba alguma parte do amigurumi.

4. Agulha de tapeçaria

É uma agulha maior do que a de costurar. Ela possui a ponta mais grossa para que não perfure a lã/linha e o local em que se enfia a linha é maior, mais largo, para poder passar a linha/lã nele. É utilizada para costurar as partes dos amigurumis.

agulha

5. Marcadores de carreiras

O marcador de carreira vai lhe ajudar a marcar o primeiro ponto ou qualquer outro que você queira em uma carreira. Ele é importante para que você não se perca e saiba em qual carreira está. Você pode usar qualquer coisa para marcar, desde um clips, um pedaço de linha, até comprar um marcador de plástico.

6. Fita métrica

Você poderá utilizar para medir alguma parte ou o todo do amigurumi.

7. Enchimento

Você pode encher seu amigurumi com vários materiais, como jornal, pedaços de linha que sobraram ou outras coisas. No entanto, eu não gosto desses materiais, pois acho que eles não ajudam a modelar o amigurumi, atrapalhando na forma final.

Eu recomendo que você utilize a fibra acrílica, que é uma fibra antialérgica bem macia e maleável, geralmente utilizada no enchimento de almofadas. Ela sim ajuda a modelar bem o amigurumi.

8. Feltro

O feltro geralmente é utilizado para fazer detalhes nos amigurumis. Como olhos, boca, nariz, detalhes nas roupas, entre outros. É bom ter consigo uma pequena quantidade de feltro das cores mais utilizadas, como o preto e o branco.

9. Tinta para tecido

Eu utilizo a tinta para tecido para pintar o feltro e, assim, fazer detalhes dos amigurumis, principalmente olhos e bocas, como você pode ver:

10. Cola

A cola é importante para colar algum material no amigurumi, como feltro ou linha. Eu geralmente utilizo uma cola transparente multiuso flexível.

É isso. Vejo vocês no próximo tutorial ^^

Referências:

http://en.wikipedia.org/wiki/Crochet_hook

http://en.wikipedia.org/wiki/Crochet

4 Responses so far.

  1. Júlia Monteiro disse:

    Muito obrigada!

  2. Viviane Falcão disse:

    Obrigada!! :)

  3. Selma disse:

    Muito obrigada, pelo tutorial.
    Amei

    • VERA LUCIA TONUS GIGLIO disse:

      muito obrigada pelas dicas…..estou começando a fazer amigurumi e estou bem animanda.
      Vera Lucia Tonus

Deixe uma resposta